segunda-feira, 5 de outubro de 2020

5 de outubro: implantação da República

 

A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910.

Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou o controlo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.

Este governo, pelos decretos de 14 de março, 5, 20 e 28 de abril de 1911, impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, reunida pela primeira vez a 19 de junho desse ano, numa sessão onde foi sancionada a revolução republicana; foi abolido o direito da monarquia, e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, ainda em 1911.

A implantação da República é resultante de um longo processo de mutação política, social e mental, onde merecem um lugar de destaque os defensores da ideologia republicana, que conduziram à formação do Partido Republicano Português (PRP), no final do século XIX.
O Ultimato inglês, de 11 de janeiro de 1890, e a atitude da monarquia portuguesa perante este ato precipitaram o desenvolvimento deste partido no nosso país.

 Infopédia







Sem comentários:

Enviar um comentário

Exposição "74/24 Cinco Décadas de Democracia, o que mudou?"

A exposição  74/24 Cinco Décadas de Democracia, o que mudou?  cedida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e pela Pordata pode ser visit...